sexta-feira, 22 de maio de 2009

PEDAGOGIA NA ERA DIGITAL

Com o advento das tecnologias de comunicação e informação, vivemos na chamada “era digital”, e como não poderia deixar de ser, a educação faz parte desse novo cenário social. Existem inúmeras razões para a educação ser um referencial nesse novo paradigma, voltada para a formação de cidadãos capazes de integrarem-se à era digital, cujo princípio está embasado na capacidade intelectual de usar a informação transformando-a em conhecimento. Contudo, as políticas públicas voltadas para a formação de educadores na área tecnológica, não têm colaborado de forma efetiva para que estes se apropriem desses novos conhecimentos.


Paulo Freire (1984) defendeu a integração de espaços de conhecimento, através da inserção de recursos computacionais e de comunicação através de redes, fazendo da escola um espaço privilegiado de interação e ao mesmo tempo virtual. Segundo ele, a educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela, utilizar computadores na educação, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade crítica e criativa de nossos meninos e meninas. Depende de quem o usa, a favor de que e de quem, e para quê. O homem concreto deve se instrumentalizar com os recursos da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação. (FREIRE, 1979, p. 22).


Assim, alunos, educadores e pesquisadores podem colaborar para a construção do conhecimento, criando elos entre este e as tecnologias da informação, podendo surgir possibilidades de cooperação e transformação social, gerando uma proposta de inovação da instituição escolar.


Gisêlda Macêdo, URSA - 5º Perído (Picos, 23/05/09)

Waldelândia da Silva Lima

Um comentário:

  1. Meus parabéns, fico muito feliz em saber que estão atualizando o blog sem a minha supervisão. Continuem assim.

    ResponderExcluir