sábado, 23 de maio de 2009

Pedagogia na Era Digital

Pedagogia na Era Digital é um tema que está em constante debate nos dias de hoje, devido a importância da tecnologia aliada à Educação. A ênfase na pedagogia digital oferece conteúdos e campos de conhecimento que possibilitam compreender conceitos e terminologias das mídias digitais e sua aplicação em modelos de gestão digital da educação, pois de uma forma acelerada estamos assistir a mudança da “sociedade da imagem” para a “sociedade da interatividade”.
O velho sistema escolar com um grupo de alunos silenciosos e atentos diante de um professor que do alto de seu estrado despeja “sabedoria”, socorrendo-se por vezes de um quadro (preto, verde ou branco) que está nas suas costas, tem os seus dias contados. As novas tecnologias estão revolucionando este modelo massivo de escola, personalizando o processo de aprendizagem. Com as tecnologias, o velho professor deixa de ter lugar, para passar a ser um tutor que acompanha o percurso de aprendizagem do aluno.
Os meios de comunicação libertaram as pessoas de um mundo que se limitava, até então, a apenas ver e ouvir. Atualmente, permitem que tenhamos acesso a fontes de pesquisa internacionais dentro de nossas próprias casas, auxiliando aqueles que tinham dificuldades para adquirir materiais e recursos de outras formas, por exemplo.
A inovação digital possibilitou a ascensão não apenas das fontes de pesquisa, mas também das ferramentas que auxiliam no ensino-aprendizagem.
Esta tecnologia que vem crescendo a cada dia, traz junto com as possibilidades de um maior conhecimento, uma certa insegurança para os profissionais de ensino; para o professor, sair da zona de conforto e entrar na zona de risco é pagar um preço muito alto pela tecnologia.
Surge então a reflexão sobre a importância da tecnologia em sala de aula, bem como o interesse dos professores a se adaptarem à nova realidade educacional para integrar os recursos tecnológicos, como computador e a internet à escola e à comunidade. A possibilidade de uma integração das tecnologias à Educação requer do docente uma nova postura que levará o mesmo a rever sua prática em sala de aula, adequando os vários meios de informação a metodologia utilizada. Requer dos profissionais novas competência e atitudes para criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.

Maria do Carmo e Jocélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário