sábado, 23 de maio de 2009

O Professor Na Era Digital

Vanda, Lusideth e Wedson Bezerra

A pedagogia na Era Digital

Vivemos em uma nova era: a era digital. As informações, nesta evolução tecnológica, são produzidas e consumidas numa velocidade espantosa. O que caracteriza atual revolução tecnológica não e a centralidade de conhecimentos e informação, mas sim a aplicação desses para a geração de novos conhecimentos e de processos a serem desenvolvido obtendo novos domínios em todos os cantos, a uma velocidade altíssima.
As tecnologias de informação e comunicação vêm produzido uma mudança na forma de pensar.
Esta mudança paradigmática do pensamento atinge o processo de aprendizagem.
Entretanto, a maior contribuição que a internet pode proporcionar à Educação diz respeito à mudança de paradigma, impulsionada pelo grande poder de interação que ela propicia.
O mundo virtual e um ambiente de interação fornecendo múltiplas formas e espaço de aprendizagem, espaços nos quais os sujeitos podem interagir e construir conhecimento.
Nesse sentido o computador é visto como potencializador do desenvolvimento sócio-cognitivo.
A revolução tecnológica é vista como uma questão ambígua na educação. Alguns, mais pessimistas não querem nem passar perto. Outros mais otimistas já a estão usando em sala de aula, mesmo não compreendendo todos os aspectos de um computador, mas inserindo o aluno no mundo digital. A educação digital traz novos benefícios à educação.
Porém, isto não quer dizer que nada deve ser feito. Pelo contrario, a qualificação dos professores para operarem estas ferramentas, já nos cursos de licenciatura, e uma boa medida para passos futuros.
Os formadores educacionais devem estar adeptos às inovações tecnológicas para se igualar a uma nação digital, pois hoje todos os docentes deveriam pelo menos conhecer o básico de um computador, tornando se alguém que assume uma posição ativa neste fascinante mundo digital. Portanto é um importante refletirmos: estamos inserindo os educandos no mundo digital.



Eronilta maria de Sousa
Rosângela Diniz Aragão

Pedagogia na Era Digital

Pedagogia na Era Digital é um tema que está em constante debate nos dias de hoje, devido a importância da tecnologia aliada à Educação. A ênfase na pedagogia digital oferece conteúdos e campos de conhecimento que possibilitam compreender conceitos e terminologias das mídias digitais e sua aplicação em modelos de gestão digital da educação, pois de uma forma acelerada estamos assistir a mudança da “sociedade da imagem” para a “sociedade da interatividade”.
O velho sistema escolar com um grupo de alunos silenciosos e atentos diante de um professor que do alto de seu estrado despeja “sabedoria”, socorrendo-se por vezes de um quadro (preto, verde ou branco) que está nas suas costas, tem os seus dias contados. As novas tecnologias estão revolucionando este modelo massivo de escola, personalizando o processo de aprendizagem. Com as tecnologias, o velho professor deixa de ter lugar, para passar a ser um tutor que acompanha o percurso de aprendizagem do aluno.
Os meios de comunicação libertaram as pessoas de um mundo que se limitava, até então, a apenas ver e ouvir. Atualmente, permitem que tenhamos acesso a fontes de pesquisa internacionais dentro de nossas próprias casas, auxiliando aqueles que tinham dificuldades para adquirir materiais e recursos de outras formas, por exemplo.
A inovação digital possibilitou a ascensão não apenas das fontes de pesquisa, mas também das ferramentas que auxiliam no ensino-aprendizagem.
Esta tecnologia que vem crescendo a cada dia, traz junto com as possibilidades de um maior conhecimento, uma certa insegurança para os profissionais de ensino; para o professor, sair da zona de conforto e entrar na zona de risco é pagar um preço muito alto pela tecnologia.
Surge então a reflexão sobre a importância da tecnologia em sala de aula, bem como o interesse dos professores a se adaptarem à nova realidade educacional para integrar os recursos tecnológicos, como computador e a internet à escola e à comunidade. A possibilidade de uma integração das tecnologias à Educação requer do docente uma nova postura que levará o mesmo a rever sua prática em sala de aula, adequando os vários meios de informação a metodologia utilizada. Requer dos profissionais novas competência e atitudes para criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.

Maria do Carmo e Jocélia

SALA DE AULA INTERATIVA

A educação presencial e distancia em sintonia com a era digital e com a cidadania.
Interatividade e um principio do mundo digital e da libercultura, isto é do novo ambiente comunicacional baseado na internet, no site, no game, no software interatividade significa libertação do constrangimento diante da lógica da transmissão que predominou no século xx. E o modo de comunicação que vem desafiando a mídia de massa, rádio cinema emprensa e TV a busca a participação do público para se adequar ao movimento das tecnologias interativas. E o modo de comunicação que vem desafiar professores e gestores da educação igualmente centrado no paradigma da transmissão a buscar a construção da sala de aula onde a aprendizagem se dar com a participação e cooperação dos alunos.
Este texto vem mostrar que interatividades é fundamento da educação presencial e a distancia em sintonia com a era digital e com a construção da participação cidadão.
Vivemos a transição do modo de comunicação mássico para o interativo. Um processo em curso de reconfiguração das comunicações humanas em toda sua amplitude no universo tecnológico temos a emergência do dispositivo convencional no ambiente da propaganda em marketing busca-se o dialogo entre produtor, produto e cliente. E na esfera social o novo espectador e menos passivo diante da mensagem fechada á intervenção e procura fugir do modo de recepção clássica.

Mauricia
Maria Zélia

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PEDAGOGIA NA ERA DIGITAL

Com o advento das tecnologias de comunicação e informação, vivemos na chamada “era digital”, e como não poderia deixar de ser, a educação faz parte desse novo cenário social. Existem inúmeras razões para a educação ser um referencial nesse novo paradigma, voltada para a formação de cidadãos capazes de integrarem-se à era digital, cujo princípio está embasado na capacidade intelectual de usar a informação transformando-a em conhecimento. Contudo, as políticas públicas voltadas para a formação de educadores na área tecnológica, não têm colaborado de forma efetiva para que estes se apropriem desses novos conhecimentos.


Paulo Freire (1984) defendeu a integração de espaços de conhecimento, através da inserção de recursos computacionais e de comunicação através de redes, fazendo da escola um espaço privilegiado de interação e ao mesmo tempo virtual. Segundo ele, a educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela, utilizar computadores na educação, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade crítica e criativa de nossos meninos e meninas. Depende de quem o usa, a favor de que e de quem, e para quê. O homem concreto deve se instrumentalizar com os recursos da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação. (FREIRE, 1979, p. 22).


Assim, alunos, educadores e pesquisadores podem colaborar para a construção do conhecimento, criando elos entre este e as tecnologias da informação, podendo surgir possibilidades de cooperação e transformação social, gerando uma proposta de inovação da instituição escolar.


Gisêlda Macêdo, URSA - 5º Perído (Picos, 23/05/09)

Waldelândia da Silva Lima