sábado, 25 de abril de 2009

Qual a situação da leitura no mundo hoje?

Algumas pessoas pensam que, no futuro, a leitura poderá ser substituída, e com algumas vantagens, pela imagem, a palavra gravada e o acúmulo de mecânica da informação. Esta opinião nasce da comprovação empírica de que, muitos países, muitas pessoas têm o desempenho satisfatório em diversas atividades sem apelar em nada para a leitura. A leitura ficaria assim reduzida a uma necessidade de ensino escolar, sem maior significação posterior.
O aparecimento dos meios de comunicação de massa baseados na imagem e na linguagem oral e visual (rádio, cinema, televisão, quadrinhos) e o aparecimento de novos meios e registros da informação (fitas e discos magnéticos manejados por computadores) significam uma clara mudança na situação e função da leitura no mundo contemporâneo e só a partir da divulgação da imprensa a leitura se tornou o grande veículo de informação, da cultura e do entretenimento, e a literatura passou a ser manifestação artística mais generalizada.
Por que a leitura persiste e deve continuar persistindo, em que use o aparecimento do maciço de outros meios de comunicação? A resposta está nas vantagens próprias que a leitura apresenta em relação aos outros meios de comunicação. Na leitura prevalece a liberdade:
Quem lê, dispõe de liberdade para escolher: o lugar, tempo e tipo e leitura que melhor lhe convém.
Quem lê pode escolher de acordo com seus interesses, gosto ou necessidades pessoais.

Jocélia e Zélia

2 comentários:

  1. adoorei o site ajuda bastante a gente se desenvolver na leitura...
    muito bom!

    ResponderExcluir
  2. É uma boa importancia para que podemos saber mais, adore de verdade

    ResponderExcluir